terça-feira, 11 de dezembro de 2018
Gostou do artigo? Compartilhe!

o café faz bem ou faz mal a sua saúde?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

    Meus pacientes sempre perguntam sobre o café. Teria risco tomar? sempre ouvimos reportagens que falam que café não é bom, outras que é bom, afinal qual é a verdade.
    O café tem efeitos benefícios e também riscos, tudo depende da dose ou quantidade ingerida.
    O recorde mundial de consumo de café até o momento é de 215 xícaras grandes consumidas no espaço de 4 horas (DISCOVERY CHANNEL, Janeiro, 2004).É lógico que não é saudável.
A produção mundial de café em 2009/2010 foi de 7,4 bilhões de kilos.É considerada a bebida mais popular do mundo.
    Trabalhos tem mostrado que ingerir café diariamente em dose de 4 xícaras de expresso ao dia, protege contra diabetes, melhora a memória, a atenção, a concentração, reduz a incidência de doença de Parkins on e Alzheimer e protege contra alguns tipos de câncer, porém acima d essa dose e em doses até menores dependendo de cada paciente, pode estar associado a gastrite, aumento da pressão arterial, nervosismo, insônia, osteoporose, taquicardia e tremor nas mãos, como diurético leve aumenta perda de vitaminas e minerais pela urina .

     Separei 2 publicações recentes a repeito da proteçao do café em relação ao câncer.Observar porem que o estudo se refere ao copo de cafe tipo Americano com mais água e menos café que o nosso expresso.

Para os homens:

    Estudo Americano da Escola de Saúde Publica de Harvard escrita pelo Professor e Autor Dr Lorelei Mucci, publicado no Jornal do Instituto Nacional de Câncer, de 18 de maio de 2011, revelou que homens que tomam seis ou mais copos de café ao dia tem 60% deredução no risco de desenvolver o mais letal tipo de câncer de próstata e 20% de redução n o risco de formar qualquer outro tipo de cãncer de próstata, quando c omparamos com homens que não tomam café.
    Mesmo 3 copos de café por dia está associado a uma redução de 30% no risco de desenvolver câncer de próstata letal. 
    O autor conclui que os benefícios se devem aos efeitos antiinflamatórios e antioxidantes do café.
    O estudo examinou 47.911 homens americanos que informaram quanto tomaram de café e foram avaliados e acompanhados desde 1986 até 2008,com idade entre 40 e 75 anos.
   Durante esse estudo um total de 5.035 casos  de câncer de próstata foram encontrados, incluindo 642 fatais ou com metástases.
    Temos aproximadamente 16 milhões de homens sobrevivendo com câncer de próstata no Mundo e estima-se que nos Estados Unidos um homem em cada seis terá câncer de próstata no curso de sua vida.
http://jnci.oxfordjournals.org/content/early/2011/05/17/j nci.djr151.abstract

Para as mulheres:

    Em estudo publicado na " Pesquisa em cancer de Mama " , demonstrou que mulheres que tomam cinco copos de cafe por dia pode reduzir significativamente seu  risco de desenvolver um tipo de câncer de mama conhecido como anti-estrogênico-resistente-estrogênio-receptor (ER-negativo).
    Cientistas da Suécia do Intituto Karolinsnka, comparou estilos de vida, incluído o consumo de café entre mulheres com câncer de mama e mulheres na faixa de risco sem câncer de mama, encontraram que as mulheres que consumiam café diariamente tinham menor incidência de câncer de mama do que mulheres que raramente tomavam café.
    O pesquisador Jingmei Li, escreveu " Nos não encontramos nenhuma evidência que o consumo de café  aumenta o risco de câncer de mama na pós-menopausa.Entretanto, uma ingesta de café alta diária foi encontrado que está associada com uma redução s ignificativa de desenvolver câncer de mama ER-negativo em mulheres na pós-menopausa" e uma redução moderada em todos os outros tipos de câncer de mama.
     Os autores associam o benefício do café aos seus componentes antioxidantes do composto cafeína e polifenois.
     O autor reporta que tomar cinco copos de café ao dia tem redução de 57% de desenvolver câncer de mamaER-negativo comparado com grupo de referência que raramente toma café.O estudo foi baseado em uma população de 6000 mulheres entre 50 e 74 anos de idade.
(Breast and Cancer Research" (13:R49,doi:10.1186/bcr2879-cofee consumption modifies risk of estrogen-receptor negative breast cancer- autor J.li, P.Seibold,J Chang-Claude,D. Flesch-janys , et al)
ht tp://breast-cancer-research.com/content/13/3/R49 

Um abraço Dr Reginaldo Rena, Médico Nutrólogo- Ortomolecular- Anti-aging -A4M



Comentários

13/06/2012 - Comentário feito por Priscila
Re: o café faz bem ou faz mal a sua saúde?
Boa noite. Gostaria de saber um pouco mais sobre o que o café pode fazer no organismo.
Tenho 23 anos, e tenho extrapolado um pouco com o café. Tomo de 10 a 12 xícaras de café com leite por dia. Faz alguns meses que estou com insônia, não durmo a noite toda, tenho estado agitada, sentido fraqueza, dores musculares, tremor nas mãos, dor de cabeça, sem animo, será que esses sintomas podem ser causados pelo excesso de café?
Obrigada!