Gostou do artigo? Compartilhe!

LENTILHA SAUDE PARA O ANONOVO

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

LENTILHA

O Ano novo se aproxima e algumas famílias têm o hábito de comer lentilhas como tradição para trazer mais dinheiro no ano novo.Não podemos dizer se vai realmente trazer dinheiro mas posso garantir que vai trazer saúde principalmente se usarmos mais lentilhas durante todo o ano.

Quero trazer informações de Saúde sobre a lentilha, a revista da Life Extention  com Willian Gamonski , trouxe uma matéria importante sobre os benefícios da lentilha e quero compartilhar com você.

A lentilha tem nome cientifico de Lens culinaris e mostram que ela é o legume cultivado mais antigo pelos Homens , sendo encontrado registros arqueológicos de mais de 8000 anos.

Vários trabalhos tem mostrado que o consumo regular de lentilha que é rica em phitoquimicos , vitaminas, minerais e fibras diminui o risco de alguns tipos de câncer.

Foi publicado no Jornal Internacional de Câncer em 2005(1) um trabalho com 90.000 mulheres na premenopausa, com idade de 26 a 46 anos, que foram acompanhadas por 8 anos e o consumo de  2 porções de lentilha por semana mostrou redução de 24% no risco de câncer de mama comparado com as mulheres que consumiam lentilha menos de uma vez por mês.

Em outro estudo realizado na  Noruega, cientistas  analisaram a ingestão de lentilha em 3.539 casos de câncer e 2.032 sem câncer, eles descobriram uma associação entre o consumo de lentilha  e câncer do aparelho digestório superior.Alta ingestâo de lentilha reduzia o risco de câncer de boca/garganta em 51%, câncer de esôfago em 48% e câncer de laringe em 37%(2)

Outros estudos demonstraram que pessoas que consomem mais de duas porções d lentilhas por semana podem reduzir seu risco de cancer de intestino em 47%(3)

No trabalho publicado no jornal de câncer em 1989 um estudo de 6 anos com 14.000 homens mostrou que homens que ingerem três ou mais porções de lentilha por semana tinha redução do risco de câncer de próstasta em 52%(4)

Estudo publicado no jornal iraniano de medicina, indica associação de ingestâo de lentilha e redução em risco de desenvolver síndrome metabólica em ate 75%.A síndrome metabólica  aumenta o risco de diabete tipo II e doenças cardíacas. São classificados portadores de síndrome metabólica o paciente que tiver  pelo menos três fatores juntos como obesidade central(barriga), aumento de pressão arterial , resistência a insulina, aumento de triglicéride, baixa quantidade de HDL colesterol.(5)

Um estudo Britânico mostrou que pessoas obesas ou acima do peso  que iniciassem a comer lentilhas duas vezes por semana em 18 meses reduziam a circunferência abdominal em media 4 cm (6)

Outro estudo publicado no jornal Europeu de nutrição em 2011 mostrou que o uso de lentilha ou outro legume 4 vezes por semana por 8 semanas, reduziu a pressão arterial, em media de 9mm da pressão arterial máxima e 4mm da pressão arterial mínima.(7)

A universidade de Toronto, no Canadá, em 2012 mostrou que 5 copos de lentiha por semana , reduziu a resistência a insulina, reduziu a glicemia de jejum e aumentou o HDL (colesterol bom) em 4,5%.(8)

Nos arquivos de medicina interna de outubro de 2012, mostrou redução nos níveis de açúcar em usuários de lentilha, houve redução de hemoglobina glicada em 0,5% e reduziu risco cardíaco em 0,8% (9)

Os nutrientes encontrados na lentilha são acido fólico, fibras, manganês, ferro, fósforo, cobre tiamina, potássio e magnésio. (16)

Existem varias maneiras de consumir a lentilha como sopa, com arroz no lugar do feijão, frio com salada, encontre o seu preferido e bom apetite.

(1)Adebamowo CA, Choe, Sampson L , et  al . Dietary flavonols and flavonol-rich foods intake and the risk of breast cancer.2005; 114:628-33.

(2)Aune D, De Stefani E, Ronco A, et  al. Legume intake and risk of cancer: a multisite case-control study in Uruguay. Cancer Causes Control 2009 nov;20(9):1605-15.

(3)Singh PN, Fraser GE. Dietary risk factor for colon cancer in a low-risk population. Am J. Epidemiol.1998; 148(8):761-74.

(4)Mills PK, Beeson Wl, Phillips RL, Fraser GE. Cohort study of diet, lifestyle and prostate cancer in Adventist Men. Cancer, 1989; 64: 598-604.

(5)Hosseinpour-Niazi S, Mirmiran P, Amiri Z, Hosseini-Esfahani F, Shakeri N, Azizi F.Legume intake is inversely associated with metabolic syndrome in adults. Arch Iran Medic 2012; Sept ;15(9):538-44.

(6)Venn BJ, Perry T, Green TJ, et al . The effect of increase consumption of pulses and wholegrains in obese people: a randomized controlled trial. J. AM. Coll. Nutr 2010 Aug; 29(4):365-72.

(7) Hermsdorff JA, Alegume-based hypocaloric diet reduced inflammatory status and improves metabolic features in overweight; obese subjects. Europ  J  Nutr.2011;50:61-9.

(8)Mollard RC, Luhovyy BL, Panahi S, Nunes M, Hanley A, Anderson GH. Regular consumption of pulses for 8 weeks reduces metabolic syndrome risk factor in overweight and obese adults. Brit  J Nutr.2012; AUG:108:S111-22.

(9)Jenkins DJ, Kendall CW, Augustin LS, et al . Effect of legumes as part of a low glycemic control and cardiovascular risk factor in type 2 diabetes mellitus: a randomized controlled trial. Archiv  Intern Medic. 2012;oct :1-8.

(10)http://nutritiondata.self.com/fact/legumes-and-legumes-products/4338/2